domingo, 11 de março de 2012

A Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial:
O contexto:
Quando a 1ª guerra mundial termina em 1918, um dos principais objectivos é tentar manter uma paz duradoura, em que se destaca a SN (Sociedade das nações 1920).
No entanto, em 1920 vêmos surgir tambem uma proliferação de movimentos totalitarios, em paises como Italia, Portugal e Alemanha e tambem no Japão.
Nos anos de 1936 e 1937, a Alemanha, Italia e Japão formaram o eixo Berlim-Tokyo.
Em 1938 a Alemanha anexa a Austria no mês de Março e o pais dos Sudetas no mês de Setembro.
Por outro lado, a Alemanha assina um pacto de não agressão com a URSS.
A primeira grande agressão que conduzio ao conflito foi a invasão da Polonia a 1 de Setembro de 1939, o que leva a França e a Inglaterra a declarar guerra á Alemanha.

O conflito:
1ª fase:
A invasão da Polonia foi algo fulminante (devido á tactica moderna da guerra relampago) que apanhou as forças aliadas desprevenidas.
-Bombardeiro Alemão, simbolo da Blitzkrieg.



No verão de 1940, Hitler já controlava metade da Europa e pensando conseguir ganhar a Inglaterra, neutralizando a Royal Air Force, deu-se a Batalha de Inglaterra que terminou com a primeira grande derrota alemã.

2ª fase:
Passado um ano da invasão a frança, Hitler planeia uma invasão á URSS que teve inicio em junho de 1941 e em Dezembro do mesmo ano, Estaline Lança uma enorme contra ofensiva que faz o exercito Alemão recuar.

A 7 de Dezembro de 1941, os aviões japoneses atacam Pearl Harbor. Os Estados Unidos entram em guerra contra o Japão no dia 8 de Dezembro e a Alemanha e Itália declaram guerra aos Estados Unidos três dias depois.

No ano de 1943 a guerra já estava perfeitamente globalizada, e no final deste ano Mussolini morre e a Italia retira-se do conflito.

3a Fase:
O presidente norte-americano e o primeiro-ministro britânico já haviam aprovado um plano — seu nome em código era Overlord —  que tinha como finalidade o desembarque da Normandia (6 de julho de 1944). A operação Overlord ia satisfazer finalmente a demanda de uma segunda frente, que já vinha sendo reclamada com insistência pelos soviéticos.
http://www.youtube.com/watch?v=ehQtpXHCdJI&feature=related

 Após Conferência de Ialta, em fevereiro de 1945, Stalin aceitou declarar guerra ao Japão em um prazo de três meses, a partir da rendição da Alemanha e em troca de certas concessões territoriais no Extremo Oriente. Também se decidiu que a estratégia contra a Alemanha consistiria em lançar um ataque a partir do norte até Berlim, dirigido por Montgomery, apesar dos exércitos dos Estados Unidos também participarem.

Hitler suicidou.se enoseu bunker em Berlim em 30 de abril de 1945. Nomeando o almirante Karl Doenitz como seu sucessor na posição de chefe do Estado . Alfred Jodl, assinou a rendição incondicional de todas as Forças Armadas alemãs no quartel-general de Eisenhower, estabelecido em Reims, em 7 de maio.Os governos dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha declararam em 8 de maio o Dia da Vitória na Europa. A rendição incondicional completa entrou em vigor um minuto depois da meia-noite, uma vez firmado em Berlim um segundo documento que também foi assinado pela URSS.

O final da guerra no Pacífico não se avistava, apesar da situação do Japão ser desesperadora. O assalto de uma pequena ilhota árida — a batalha de Iwo Jima — custou a vida de mais de 6.000 soldados da infantaria da Marinha norte-americana, antes de transformar-se numa base segura em 16 de março. Ao longo de todo o conflito, os governos dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha haviam realizado um grande projeto científico e industrial para o desenvolvimento de armas nucleares. O presidente Harry S. Truman permitiu que fossem lançadas duas bombas atômicas: a primeira sobre Hiroshima e a segunda sobre Nagasaki. A URSS declarou guerra ao Japão em 8 de agosto e invadiu Dongbei Pingyuan ou Manchúria no dia seguinte. O Japão anunciou sua rendição em 14 de agosto. A assinatura oficial se realizou na baía de Tóquio a bordo do encouraçado Missouri em 2 de setembro.


As Consequências da Guerra:
A Segunda Guerra provocou um desenvolvimento da indústria bélica e um grande número de mortes: a União Soviética teve 20 milhões de mortos; 6 milhões de alemães; 1,2 milhões de mortos japoneses; e o extermínio de judeus, nos campos de concentração chegou a cerca de 7 milhões de vítimas.

Outra das consequência foi a reunião dos aliados e da União Soviética, procurando reorganizar o mapa político alterado pela guerra.
As conferências e suas principais decisões foram:

Conferência de Ialta- Com a participação de Churchill, Roosevelt e Stalin que confirmaram a divisão da Alemanha e dividiram a Coréia em zonas de influência: o Sul controlado pelos EUA e o Norte pela União Soviética.

Conferência de Potsdam- Participação de Clement Attlee (Grã-Bretanha), Harry Truman (EUA) e Stalin. Efetivou a divisão da Alemanha em zonas de influência, a criação de um tribunal para julgar os crimes nazistas (Tribunal de Nuremberg) e estipulado uma indenização de 20 bilhões de doláres à Inglaterra, URSS, França e EUA.

Outras conseqüências:A criação da ONU; O Plano Marshall, plano de ajuda econômica dos EUA para recuperar a economia européia. A nação que quisesse receber a ajuda deveria combater- internamente-o avanço das idéias comunistas;
A Guerra Fria, um conflito ideológico entre o capitalismo- sob a liderança dos EUA – e o comunismo, liderado pela União Soviética. A Guerra Fria foi inaugurada pela Doutrina Truman, que justificava uma intervenção militar para evitar que os comunistas chegassem ao poder em qualquer país.


Trabalho realisado por: Guilherme Gomes

1 comentário:

  1. O aluno deverá proceder à correção dos erros ortográficos e de construção frásica do post. Corrigir os termos que se encontram em " português do Brasil".
    Acrescentar bibliografia.

    ResponderEliminar