sábado, 26 de novembro de 2011

NAZISMO
A ascensão do Partido Nazi deu-se com a instabilidade vivida após a 1ª Guerra Mundial e agravou-se com a Crise de 1929. No entanto, Hitler já havia subido à liderança do partido em 1921 revelando-se um líder bastante conturbado. Em 1923 tentou um golpe de estado cuja maior conseqüência foi a sua detenção. A popularidade de Hitler e da sua divisão política continuou a aumentar mas o Partido apenas subiu ao poder em 1932. Este poderio consolidou-se em 1933, tornando-se Hitler Chefe do Governo. A partir desta data foram implementados os ideais nazistas, iniciando-se um reinado de terror
O nazismo consolidou-se em 1934 com a oficialização dos títulos de Chanceler e Presidente da República atribuídos a Hitler.O seu regime tomou algumas características adotadas por Mussolini em Itália como o anti-parlamentarismo, o anti-pluripartidarismo (desaprovação dos vários partidos políticos), o racismo, o imperialismo, o nacionalismo, o anticomunismo e o anti-socialismo. Fortalecido o Führer lançou mão de uma propaganda sedutora e de violência policial para implantar a mais cruel ditadura que a humanidade já conhecera. Todos os opositores de Hitler foram assassinados e um desses massacres ficou conhecido como “Noite dos Longos Punhais”, em junho de 1934. Para tanto, utilizou a violência da SS. No mesmo ano, com a morte de Hindenburg, Hitler assumiu a presidência e as Forças Armadas deveriam prestar-lhe juramento de fidelidade.Muitos opositores (juntamente com comunistas e judeus) foram levados para os campos de concentração.
O nazismo levou milhares de pessoas (judeus, homossexuais, ciganos) à morte. Muitos, inclusive, foram usados em terríveis experiências médicas.
A propaganda era dirigida por Joseph Goebbles, doutor em Humanidades e responsável pelo Ministério da Educação do Povo e da Propaganda. Esse órgão era encarregado de manter um rígido controle sobres os meios de comunicação, escolas e universidades e de produzir discursos, hinos, símbolos, saudações e palavra de ordem nazista.Já a violência policial esteve sob o comando de Heinrich Himmler, um racista extremado que se utilizava da SS (tropas de elite), das SA (tropas de choque) e da Gestapo (polícia secreta de Estado) para prender, torturas e eliminar os inimigos do nazismo. No plano econômico, o governo hitlerista estimulou o crescimento da agricultura, da indústrias de base e sobretudo, da indústria bélica.Com isso, o desemprego diminuiu, o regime ganhou novos adeptos e a Alemanha voltou a se equipar novamente, ignorando os termos do Tratado de Versalhes.
Trabalho realizado por : Rafael Azevedo nº 22

Sem comentários:

Enviar um comentário