sábado, 26 de novembro de 2011

Portugal-Da Ditadura militar ao Estado Novo


Antecedentes que levam a mudança politica


Incapacidade da Primeira República em resolver a difícil 
situação da sociedade portuguesa.
• Acção dos partidos monárquicos (tentativa de 
restauração da monarquia no Norte de Portugal)
• Desentendimento entre os partidos, fazendo cair 
sucessivamente os governos.
• Ditadura de Sidónio Pais que minou a democracia.
• Grande inflação depois da guerra, com desvalorização 
da moeda, aumento de preços e manutenção de 
salários muito baixos, o que provocava revolta.
• Grande défice financeiro.

A 28 de maio de 1926 , um golpe militar promovido pelos militares pôs fim á primeira republica parlamentar Portuguesa , golpe este que foi conseguido sem grande oposição significativa o que significa que a primeira republica tinha falhado redondamente principalmente a nivel de coesão economica e social .
Para começar instalou-se um regime de ditadura militar governada pelos Generais Gomes da Costa e Óscar Carmona  ,mas devido a fraca preparação  o regime sentiu o agravamento do défice orçamental como tal devia de tomar decisões sobre as suas politicas futuras.
No Ano de 1928 o general Óscar Carmona via no professor da Universidade de Coimbra , António Oliveira Salazar como potencial ministro das finanças , cargo este que Salazar apenas aceitou quando lhe foi concedida a condição de superitender nas despesas de todos os ministérios ou seja uma clara supremaçia da pasta das finanças em relação as outras.
Com Salazar nas finanças , o país apresentou , pela primeira vez num periodo de 15 anos , saldo
positivo no orçamento. Este sucesso financeiro , foi até apelidado de "Milagre" , trouxe prestigio
a Salazar e explica a sua nomeação em julho de 1932 , para a chefia do Governo criando assim o Estado Novo em 1933.








Não escondendo o seu prepósito de instaurar uma nova ordem politica Salazar empenhou-se
na criação de uma estrura institucional.
Ainda em 1930 , lançaram-se as bases da União Nacional , e promolgou o ato colonial
(Portugal não é um país pequeno) isto realça o caracter Imperialista e Nacionalista , neste
regime sobrepunha-se os interesses da nação face as liberdades individuais.
Os slogans do regime era incitar a um "Estado Forte" e o "Tudo pela Nação, nada contra a nação. 

Em 1933 quando Salazar se torna presidente do conselho , e é aprovada a nova constituição
Salazar detem o poder e vai efectuar uma serie de medidas seguindo de perto o modelo fascista:

- Um chefe: Salazar
- Um partido: União Nacional
- Uma polícia política: PIDE
- Prisões especiais para políticos
- Campos de concentração
- Censura
- Proibição dos sindicatos/Instituição do corporativismo
- Milícia armada: Legião Portuguesa
- Enquadramento da juventude: Mocidade Portuguesa
- Culto do Chefe
- Concordata com a Igreja
- Antiparlamentarismo, antimarxista e antidemocrata
- Subalternização da mulher face ao homem, o chefe de família
- Controlo da cultura e dos movimentos artísticos: propaganda do regime

Mas apesar das semelhanças o Estado Novo apresenta algumas caracteristicas inovadoras:

• Ruralismo
• Exaltação patriótica – “alma nacional”
• Enaltecimento dos autores da construção 
do império português.
• Símbolo: o Pendão com as quinas
• Valores: Deus - Pátria – Família.



Conservadorismo e tradição

António Oliveira Salazar foi uma personalidade extremamente conservadora, faceta este que se 
verificou no sistema politico que liderou , o Estado Novo distinguiu-se , entre os demais fascismos , pelo seu carácter profundamente conservador e tradicionalista.
Assentava em valores como: Deus , Pátria , Familia , a Autoridade ,Paz Social , Hierarquia,Moralidade e Austeridade.

Nacionalismo

Salazar que defendia o slogan " Tudo pela Nação , nada contra a Nação" ,fez dos Portugueses um povo de heróis , dotado de qualidades civilizacionais ímpares , de que eram testemunhas a grandeza da sua historia , a ação evangelizadora e a integração racial levadas a cabo pelo Imperio colonial.

A recusa do liberalismo , da democracia e do parlamentarismo

Á semelhança dos outros estados fascistas , o Estado Novo defendia ideias antiliberais , anti-democrático e antiparlamentar. Eles defendiam a supremaçia da nação em vez das liberdades individuais.
Para Salazar a Nação representa um todo e não um conjunto de indivíduos isolados ou seja os partidos políticos , na medida que representavam apenas opiniões e os interesses particulares de grupos e como tal constituia um elemente desagregador da unidade da Nação e um factor de enfraquecimento do Estado e como tal fonte de instabilidade politica , economica e financeira.
                                                           (Simbolo da União Nacional)

O Corporativismo

Á semelhança do Fascismo italiano , o Estado Novo português mostrou-se empenhado na unidade da Nação e no fortelecimento do Estado. Negava a luta de classes e como tal acabou por se fortalecer o corporativismo como modelo de organização económica , social e política.


O aparelho repressivo do Estado

O Estado Novo controlava um sistema repressivo que amparava e perpectuava a sua ação.
A censura prévia á imprensa , ao teatro , ao cinema , á rádio e , mais tarde , á televisão abrangeu assuntos politicos , militares , morais e religiosos.
Existia a Polícia de Vigilância e de Defesa do Estado ou PIDE , que era caracterizada pela forma como prendia , torturava e matava os opositores ao regime.






Defesa da ruralidade

O Portugal dos anos 30 viveu um exagerado ruralismo , ruralismo este que para o Estado Novo era essencial e era um dos principais ideais , O Estado Novo hostilizava a cidade industrial, que considerava fonte dos males da sociedade , enquanto que no ambiente rural se preservava o que de melhor tinha o povo português e como tal o Estado Novo tomou uma serie de medidas promotoras da agricultura, como a campanha do trigo por exemplo pretendendo que os agricultores produzam , este é um ideal da politica autarcica a fim de conseguir a autosufficiencia do país , que Salazar conseguiu melhorando a economia.



 Obras públicas

A politica de obras publicas , levada a cabo por Salazar recebeu um impulso notavel com a lei da recontituição economica. Medidas tomadas a cabo para combater o desemprego e dotar o pais de estruturas necessarias ao desenvolvimento económico





A política colonial

O ato colonial de 1930 , publicado durante a interinidade de Salazar reforçava a missão historica civilizadora dos Portugueses nos territórios ultramarinos , considerados possessões imperiais inalienáveis.
Reforçou-se a tutela metropolitana sobre as colónias , sendo abandonadas as experiências de descentralização administrativa e de abertura ao capital estrangeiro practicadas pela primeira República.
Aumentou-se as fiscalizações sobre as colonias , e sagrou-se um pacto no qual caberiam as colónias ser um mero fornecedor de máterias primas para a indústria metropolitana que obtinha escoamento garantido nos mercados coloniais.


Politica do Espirito

A politica do Espirito tornou-se não só um veículo de propaganda , mas um conjunto de deveres que os portugueses teriam que fazer ou seja seguir os ideais do Estado Novo , constituindo assim um eficaz instrumento de controlo social , criando até de meios de ocupação dos tempos livres dos portugueses.

Ao Povo Português é atribuída uma missão divina - propagar e defender os grandes valores da cristandade no mundo. O seu Império é apresentado como o exemplo da obra civilizacional do mundo ocidental. As suas aldeias, constituídas por gente trabalhadora, pobre e feliz são apresentadas como um exemplo às outras nações civilizadas, onde vigoravam grandes urbes industrializadas minadas pela desordem e imoralidade. 



O regime Salazarista apesar de ser um regime autoritario , repressivo e violento , trouxe a Portugal melhorias a nivel economico recuperando a nossa economia e fazendo que Portugal fosse até reconhecido internacionalmente pela boa gestão financeira , a neutralidade durante a segunda grande guerra mostrou-se favoravel á manutenção do equilibrio financeiro , poupam-se nas despesas e cria-se mais receitas.
Devido á politica de autarcia de Salazar as reservas de ouro atingiram um nivel significativo , permitindo a estabilidade monetária.


Bibliografia:Livro 12ª O Tempo da Hist
                 Apontamentos




Sem comentários:

Enviar um comentário