quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Guerra Fria


A Guerra fria começa com o fim da segunda guerra mundial onde EUA e URSS, as duas principais potencias da época tentavam implantar em outros países suas ideologia politica; os Estados Unidos com o capitalismo que tinha como característica a propriedade privada  e a  economia de mercado e a  URSS que tinha como forma de governo o sistema comunista em que baseava-se na igualdade social, falta de democracia,  economia planificada onde havia apenas um partido politico o partido comunista . De 1940 até 1989 essas duas potencias EUA e URSS tetam implantar suas formas politicas de governo pelo mundo. A definição de guerra fria , vem do fato desta guerra não ter tido confrontos militares diretos e sim ideológicos mas que acabaram influenciando conflitos indiretos em outros países como Coreia e Vietnã .

A “Paz Armada”, foi uma expressão que explicou muito bem esse período , pois ambas as potencias iniciaram uma corrida armamentistas, espalhando armas e exércitos nos países aliados . Nesta época, formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros. A OTAN  Organização do Tratado do Atlântico Norte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental. 

O Pacto de Varsóvia que era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas.

Alguns países membros da OTAN: Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria e Grécia.

Alguns países membros do Pacto de Varsóvia : URSS, Cuba, China, Coréia do Norte, Romênia, Alemanha Oriental, Albânia, Tchecoslováquia e Polônia.





A corrida Espacial foi uma disputa muito grande no que diz respeito a avanços espaciais pois EUA e URSS travavam uma disputa muito grande para tentar atingir objetivos significativos nessa área. No ano de 1957, a URSS lança o foguete Sputnik com um cão dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço. Doze anos depois, em 1969, o mundo todo pôde acompanhar pela televisão a chegada do homem a lua, com a missão espacial norte-americana.


Os Estados Unidos liderou uma forte política de combate ao comunismo no seu território. Utilizando o cinema, a televisão, os jornais e até as revistas em quadrinhos divulgando para os cidadãos o que foi chamado de “o  modo de vida americano” (american way of life vários cidadão foram marginalizados por terem idéias próximas ao socialismo. Na URSS as coisas não foram tão diferentes, o governo comunista perseguia e matava todos que não apoiassem o comunismo e sair desses países era quase impossível. Um sistema de investigação e espionagem foi muito usado de ambos os lados. Enquanto a espionagem norte-americana cabia aos integrantes da CIA, os funcionários da KGB faziam os serviços secretos soviéticos. 




Winston Churchill usou em um dos seus discursos em 1946 a expressão “Cortina de Ferro”, expressão essa que caracteriza a situação da Alemanha que com o fim da segunda guerra mundial foi dividida em duas áreas ocupadas pelos países que venceram a guerra. A República Democrática da Alemanha, com capital em Berlim, ficou sendo zona de influência soviética e, portanto, socialista. A República Federal da Alemanha, com capital em Bonn (parte capitalista), ficou sob a influência dos países capitalistas A cidade de Berlim foi dividida entre as quatro forças que venceram a guerra: URSS, EUA, França e Inglaterra. Por estes motivos o mundo ficou dividido em dois blocos , o capitalismo dominado pelos norte-americanos, e o socialista, comandado pelos soviéticos.
As duas potências desenvolveram planos econômicos para países membros, os EUA criou o Plano Marshall em 1940 que oferecia uma ajuda econômica (principalmente através de empréstimos) e a URSS criou o COMECOM em 1949 que consistia em um auxilio aos países socialistas .

Com a falta de democracia o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o muro de Berlim e as duas “Alemanhas” reunificam-se.  Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas. 

































Rafael Azevedo     nº 22     12º J  

Sem comentários:

Enviar um comentário