quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Surgimento de um mundo Bipolarizado

Depois do fim da segunda guerra mundial tanto a Europa quanto o mundo não seriam os mesmos , a Europa estava reduzida as suas dimensões geográficas mais básicas, eventualmente grande parte das nações europeias recuperaria e até ultrapassaria a sua antiga prosperidade, mas jamais teria novamente o papel preponderante na política mundial, duas potencias tinham surgido no panorama mundial  os Estados Unidos e a União Soviética , que vão disputar a hegemonia política, económica e militar no mundo.
Estas duas potencias defendiam duas ideologias antagónicas , a URSS defendia  uma economia planificada , a igualdade social e era caracterizada pelo  partido único e pela nacionalização da economia enquanto que os Estados Unidos defendiam a propriedade privada e a economia de mercado ,  originando um período difícil na historia mundial .
A Guerra Fria marca um dos momentos mais tensos da época contemporânea, durante este período o mundo viveu sob a tutela de duas super potências rivais e o medo real de um apocalíptico conflito nuclear. 
A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e directo entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado directo significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coreia e no Vietname.


                                 (cartaz alusivo a guerra fria de um lado a U.R.S.S e do outro E.U.A) 





Paz armada:


Na verdade, uma expressão explica muito bem este período: a existência da Paz Armada. As duas potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Enquanto houvesse um equilíbrio bélico entre as duas potências, a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo. 
Nesta época, formaram-se dois blocos militares, cujo objectivo era defender os interesses militares dos países membros. A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (surgiu em Abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental como Portugal , Grécia , Dinamarca sendo que o Pacto de Varsóvia era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas.
Alguns países membros do Pacto de Varsóvia : URSS, Cuba, China, Coreia do Norte, Roménia , Alemanha Oriental, Albânia e  Checoslováquia.

Materialização de um mundo bipolar :

Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em 4 áreas de ocupação entre os países vencedores , A França , Inglaterra , EUA e a URSS.
A expansão do comunismo no primeiro ano da paz fez com que os ingleses e americanos olhassem para a Alemanha não como inimigo vencido mas como um aliado na contenção do comunismo , isto culminou na criação da Republica Federal Alemãs , que não foi bem vista pelos soviéticos que viram como manobra para tentar conter as suas ideologias ,acabando por desenvolver a criação de um estado a Republica Democrática Alemã .
No coração da área soviética continuavam estacionadas as forças militares das 3 potencias ocidentais , o que fez com que o líder Russo Estaline numa tentativa de forçar a retirada das forças ocidentais bloqueia todos os acessos terrestres a cidade este acto ficou conhecido como o Bloqueio de Berlim e foi o primeiro medir de forças das duas super potencias.
Foi então construído o muro de Berlim que fazia a divisão da área de influencia das potencias e simbolizava a bipolarização do mundo, barreira física  que ficou conhecida como cortina de ferro.



Caça as Bruxas: Caça as bruxas foi um movimento criado nos Estados Unidos onde se prendia os opositores comunistas , contrariando a sua própria politica de liberdade .
Usando o cinema, a televisão, os jornais, as propagandas e até mesmo as histórias em quadrinhos, divulgou uma campanha valorizando o "american way of life". Vários cidadãos americanos foram presos ou marginalizados por defenderem ideias próximas ao socialismo
Essa ideologia também chegava aos países aliados dos EUA, como uma forma de identificar o socialismo como um mal que deveria ser contido.
Na URSS não foi diferente, já que o Partido Comunista e seus integrantes perseguiam, prendiam e até matavam todos aqueles que não seguiam as regras estabelecidas pelo governo. Sair destes países, por exemplo, era praticamente impossível. Um sistema de investigação e espionagem foi muito usado de ambos os lados. Enquanto a espionagem norte-americana cabia aos integrantes da CIA, os funcionários da KGB faziam os serviços secretos soviéticos, isto mostra a ténue relação entre estas potencias e a profunda desconfiança onde cada uma defendia os seus interesses ideológicos. 



Plano Marshall e COMECON: Depois da segunda guerra mundial , com os países destruídos pela guerra , tanto a URSS como os EUA criaram planos para ajudar as população, planos com interesses politicos dentro do contexto da guerra fria prendendo ganhar e até mesmo consolidar aliados .
Primeiramente foi criado o plano Marshall que foi oferecido a Europa e inclusive aos países de influencia soviética isto foi rapidamente apelidado de manobra imperialista visto como forma de tentar desequilibrar a politica sovietica e foi respondido com o COMECON criado pela URSS.


Envolvimentos Indirectos:

Guerra da Coreia: Entre os anos de 1951 e 1953 a Coreia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoista ocorrida na China, a Coreia sofre pressões para adoptar o sistema socialista em todo seu território. A região sul da Coreia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coreia. A Coreia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coreia do Sul manteve o sistema capitalista. Actualmente a divisão das Corrias persiste e tecnicamente ainda estão em guerra, pois não foi assinado tratado de paz entre os coreanos.

                 

Guerra do Vietname: Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção directa dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongs (apoiados e armados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietname passou a ser socialista.

                           

Revolução Cubana: Embora tenha se tornado independente em 1902, Cuba foi durante décadas dominada economicamente pelos Estados Unidos, ao ponto destes apoiarem, em 1952, a ditadura de Fulgêncio Batista. Em 1956, o advogado Fidel Castro, ajudado pelo médico argentino Che Guevara, montou uma base rebelde na região de Sierra Maestra e inicia o combate armado. Em 1959 tomou a capital Havana e instaurou um governo revolucionário.  No poder Fidel inicia sua política de nacionalização atingindo várias empresas dos Estados Unidos instaladas em Cuba. Em represália os EUA decretam em 1962 um bloqueio comercial (que ainda está vigente). Fidel aproxima-se da URSS e torna Cuba o único pais socialista da América. Implantou melhoras sociais, especialmente em saúde e educação, mas a economia e a liberdade de expressão continuam precárias. A ilha foi governada por Fidel por 49 anos, em 2008 transferiu o poder para seu irmão Raul Castro. Mesmo após o colapso do socialismo o regime cubano se mantém.

                       


Crise dos Misseis de Cuba: A crise dos misseis de cuba surgiu quando os Estados Unidos descobriram que a URSS pussuia misseis nucleares apontados na sua direcção , este período foi um dos mais conturbados da guerra fria , como estudamos a vivíamos períodos de coexistência pacifica e períodos mais conturbados.
Os presidentes de ambos os países , da Russia Nikita Kruchtchev que sucedera a Estaline e dos EUA Kennedy , reúnem-se e chegam a uma concordância Kruchtchev aceitaria retirar os misseis se os Estados Unidos se comprometessem a não tentar derrubar o Regime Cubano.


Corrida Espacial:Não foi somente em terra que EUA e URSS travaram uma disputa. Em busca de avanços tecnológicos ambos corriam para tentar atingir objectivos significativos na área espacial. Isso ocorria em virtude da disputa entre as duas potências, com o objetivo de mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado. No ano de 1957, a URSS lança o foguete Sputnik e coloca o primeiro satélite em órbita, mas coube a Yuri Gagarin a primazia de ver o planeta Terra do espaço. Doze anos depois, em 1969, o mundo todo pôde acompanhar pela televisão a chegada do homem a lua, com a missão espacial norte-americana. 
              
                                                          (Yuri Gagarin)

Fim da Guerra fria:A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.

O Mundo pós-guerra fria:Na época da Guerra Fria, o poder das armas valia mais que o poder do dinheiro. O cenário mundial estruturava-se em torno das grandes potências termo nucleares. O ocidente  essa expressão geopolítica que abarca os Estados de economia de mercado, tanto ocidentais como orientais - organizava-se em torno da hegemonia dos Estados Unidos, cuja liderança militar formava par com o seu incontrastável poderio económico.
A dissolução do bloco soviético, uma aparente vitória da superpotência da América do Norte, descortinou realidades novas, que prefiguram o próximo século. O poder mundial tende a se concentrar nas do hemisfério norte que aglutinam a riqueza e a capacidade de inovação tecnológica. A economia mundial globalizava-se e, simultaneamente, fragmentava-se em blocos regionais. A partilha do mercado mundial envolve as estratégias das grandes corporações econômicas e as políticas externas dos Estados.
Onde os países procuram novas alianças económicas  como a União Europeia ou os antigos satélites da ex-União Soviética no leste europeu reestruturam as suas economias à sombra da Alemanha unificada.


Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Fria
                   Manual
                   http://www.suapesquisa.com/guerrafria/
                   http://neh.no.sapo.pt/documentos/a_guerra_fria.htm



Trabalho Realizado por: Fábio Brás

Sem comentários:

Enviar um comentário